Uma holding é uma empresa criada com o principal objetivo de deter e administrar participações societárias em outras empresas. Ao invés de operar diretamente em atividades de produção ou serviços, uma holding tem o papel de centralizar a gestão e o controle de diversas subsidiárias, o que facilita a administração e oferece diversas vantagens estratégicas, fiscais e sucessórias.
Existem diferentes tipo de holdings, cada uma com objetivos específicos:
1. Holding Patrimonial: Criada para concentrar e proteger bens e ativos de pessoas físicas ou famílias. É muito utilizada para organizar e proteger o patrimônio familiar, possibilitando uma administração centralizada e facilitando o planejamento sucessório.
2. Holding Empresarial: Constitui-se para controlar outras empresas e facilitar a gestão e expansão dos negócios. É comum em grupos empresariais que possuem várias empresas operacionais, oferecendo controle centralizado e permitindo otimização de processos e recursos.
3. Holding Mista: Combina característica de holdings patrimoniais e empresariais, controlando tanto ativos como participações em outras empresas.
4. Holding Pura: Existe exclusivamente para a participação societária, ou seja, não exerce atividades operacionais além do controle de outras empresas.